domingo, 17 de abril de 2011

Portuguesa 1 x 0 São Bernardo - Gol no fim encerra a participação do Tigrão na primeira divisão

Depois de mais de uma década, a Portuguesa finalmente voltará a disputar uma fase decisiva pelo Campeonato Paulista. Após 11 anos amargando más campanhas e até rebaixamentos, a Lusa venceu o São Bernardo, por 1 a 0, com um gol do meia Ananias aos 45 minutos do segundo tempo, na tarde deste domingo, no Canindé, em São Paulo. Resultado que a classificou às quartas-de-final e rebaixou o time do ABC paulista.


Na próxima fase, a Portuguesa, que acabou na oitava posição, com 28 pontos, terá a missão de encarar o líder São Paulo, em um jogo único, a princípio, em Mogi Mirim. A última vez que o clube havia passado da primeira fase no Paulistão foi em 2000, quando parou na terceira fase.


Por outro lado, o São Bernardo amarga o rebaixamento um ano após ter conquistado o inédito acesso à elite. O time acabou na 17ª colocação, com 18 pontos. Perdeu para o Ituano, o 16º colocado, apenas no saldo de gols: -12 a -15.

“Futebol” demora a deixar o vestiário...
A partida começou com cinco minutos de atraso por conta do São Bernardo. O time do ABC paulista adotou a velha tática de demorar a sair dos vestiários para começar seu jogo depois dos principais concorrentes. Assim como a equipe o bom futebol também parece ter se atrasado.

O começo do jogo foi bastante sonolento e com poucas oportunidades de gols. Mesmo precisando vencer para continuar sonhando com a vaga, a Lusa começou muito mal na partida. Além de não conseguir impor uma pressão no início, ainda viu o adversário jogar de igual para igual.

A primeira boa chance aconteceu aos 30 minutos, quando o lateral Kauê quase abriu o placar para os visitantes. O jogador arriscou soltou um chute de longa distância, a bola pegou muita velocidade e o goleiro Wéverton espalmou com dificuldades para escanteio.

Após o susto, a equipe do Canindé esboçou uma reação e chegou a criar algumas boas chances. No entanto, quem criou o melhor lance de perigo foi do Tigre. Aos 38, após cobrança de escanteio, o zagueiro Leandro Camilo se antecipou à defesa e cabeceou no travessão.
Na volta do intervalo, o técnico Jorginho colocou seu time no ataque. Ele sacou o lateral-direito Marcos Pimentel e colocou o meia-atacante Rafael Silva. Com a modificação, a partida ficou mais empolgante e, definitivamente, com cara de decisão.

Aos sete minutos, a Lusa perdeu chance incrível. Luís Ricardo escapou nas costas da zaga, driblou o goleiro Marcelo Pitol e tocou na área. Rafael Silva, na disputa com Kauê, mandou para fora, sem goleiro. Uma chance inacreditável desperdiçada.

A resposta do São Bernardo veio aos 13 minutos. O atacante Danielzinho fez jogada individual e passou para Lucas Gaúchos, que mandou com perigo pela linha de fundo. Aos 20, porém, os donos da casa assustaram de novo. O lateral Marcelo Cordeiro chutou cruzado, ninguém afastou e a bola passou na frente do gol, sem que ninguém concluísse.

Conforme os minutos se passaram, a partida ganhava contornos de dramaticidade. Aos 44 minutos, porém o meia Ananias, que entrara na vaga de Henrique, deu o tão esperado alívio aos torcedores rubro-verdes. Ele fez um gol histórico, que garantiu a classificação lusitana.

Ficha Técnica
Portuguesa 1 x 0 São Bernardo
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP
Árbitro: Cleber Wellington Abade
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto Viana Moretti
Renda: R$ 69.905,00
Público: 3.001 pagantes
Cartões Amarelos: Luís Ricardo, Domingos, Marcelo Cordeiro, Maurício (Portuguesa); Guto, Wilson Júnior, Marcelo Pitol, Júnior Xuxa (São Bernardo)
Cartão Vermelho: Guto (São Bernardo)
Gols: Ananias aos 44’/2T (Portuguesa)

Portuguesa
Weverton; Marcos Pimentel (Rafael Silva), Domingos, Maurício e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Henrique (Ananias) e Ivo (Ronaldo); Luís Ricardo e Jael.
Técnico: Jorginho.

São BernardoMarcelo Pitol; Leandro Camilo, João Leonardo e Amarildo; Guto, Lucas, Zé Forte, Júnior Xuxa (Bady) e Kauê; Danielzinho e Lucas Gaúcho (Raul).
Técnico: Estevam Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário