quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012: Diadema no ritmo do samba e da harmonia com transmissão do STI

Neste sábado, 18 de fevereiro, Diadema cai na folia no ritmo do samba e da harmonia com o desfile das Escolas de Samba do município, com o tema “A Cidade é do Samba, a Alegria é de quem Vier”. Neste ano o município terá dois dias de desfile das escolas de samba (18 e 19 de fevereiro), além de evento carnavalesco para as crianças (Matinê de Carnaval das Crianças, na Escola de Samba Estopim da Fiel) e Carnaval de Rua, com o grupo de percussão feminino Batuque Abayomi e Banda Furiosa na Folia.

Como todo ano a concentração das escolas de samba participantes ocorre no trecho da avenida Dr. Ulysses Guimarães sob o viaduto da Rodovia dos Imigrantes e a dispersão será próxima ao Campo Taperinha. Como acontece tradicionalmente todos os anos, a festa do Carnaval 2012 será promovida na Avenida Dr. Ulysses Guimarães, Vila Nogueira, a partir das 21h, com a cerimônia solene de entrega da chave da cidade, no sábado (18).

Durante ato simbólico, no início da festa, o prefeito passará a chave da cidade ao Rei Momo Valter Pinto (134 kg), eleito este ano e que estará acompanhado da Rainha Ariana Novaes, e da Primeira e Segunda Princesas Lucilia Gonçalves e Valdenice Pereira.

Além da Corte do Carnaval, participarão da solenidade o Cidadão Marco Antonio Cipriano, a Cidadã Maria Lurdes de Souza, o Guardião da Corte Jurandir de Souza, o Embaixador Carmélio Nascimento e a Embaixatriz Geni de Souza. Após a abertura do evento, às 21h, o bloco Axé Afoxé Odara dará início aos desfiles, às 22h.

Para receber o público, foram montadas pela avenida Dr. Ulysses Guimarães arquibancadas com capacidade para quase três mil foliões sentados. A expectativa da comissão organizadora é que em cada noite do desfile circulem pela avenida uma média de 20 mil pessoas. (40 mil nos dois dias).

Este ano, a Prefeitura repassou recurso para a Liga das Escolas de Samba de Diadema (LIESDA) no valor de R$ 500 mil, de acordo com a Lei 3.183 de 26/12/11. O montante foi utilizado para subvenção e estrutura, que inclui arquibancada para o público, camarotes, som, iluminação, banheiros químicos, alimentação e contratação de jurados, entre outros serviços.

Jurados - Dez jurados vão compor a comissão julgadora do desfile, que devem avaliar os quesitos harmonia, evolução, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo e melodia, enredo, fantasia, alegoria e adereços, alas das baianas e bateria.

Ao final do desfile, os jurados entregarão para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Diadema (Liesda) os envelopes com a análise das alas de cada escola de samba. A apuração dos votos será feita no dia 21, terça-feira, às 14h, no Clube Municipal Mané Garrincha (Rua Cariris, 195 – Piraporinha). Na ocasião, serão premiadas a campeã e a vice-campeã do Carnaval da cidade e será anunciado o nome das duas escolas que subirão de Grupo 1 e da escola que descerá ao Grupo 2.

Trânsito - A Av. Dr. Ulysses Guimarães, no trecho entre as Avenidas Piraporinha e Deputado Oswaldo Moraes e Silva, será interditada no sentido São Bernardo do Campo, a partir das 14hs de sexta-feira (17). No dia 18, a partir das 6h, a Avenida será totalmente interditada e a reabertura parcial está prevista para às 14h de segunda-feira (20).

Nos dois dias do desfile, o cruzamento da Avenida Dr. Ulysses Guimarães com a Rua Benedito P. Martins será interditado, de onde será feito o desvio para a Rua Caramuru. A Avenida Deputado Oswaldo Moraes e Silva será interditada no sábado (18), a partir das 16h, e o desvio será pela Avenida Dom Pedro I. O trecho da Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim entre a Avenida Dr. Ulysses Guimarães com a Avenida Antonio Dias Adorno também será interditado.

O mesmo ocorrerá no cruzamento da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível com a Avenida Roberto Gordon. A circulação de veículos será desviada para as Avenidas D. Pedro I e Dona Ruyce Ferraz Alvim, facilitando o acesso para a Avenida Piraporinha e outras áreas da cidade.

Os carros poderão estacionar na Avenida Roberto Gordon e ruas do entorno, desde que seja respeitada a sinalização. Cerca de 100 metros da Avenida Roberto Gordon serão reservados para estacionamento de autoridades.

Agentes do Departamento de Trânsito sinalizarão as interdições e auxiliarão os motoristas e pedestres em todas as vias interditadas e desvios para organizar o trânsito local, além de viaturas em locais estratégicos.

Como chegar à avenida - As linhas de ônibus municipais que passam próximas a Av. Dr. Ulysses Guimarães são 21 DP, 22DP, 23DP, 13EP e 33 ED. As linhas que circulam nas proximidades da passarela terão reforço de veículos no dia do desfile. As linhas de trólebus também podem ser utilizadas para chegar ao local. A circulação dos veículos será entre 4h e 1h.

Segurança - 250 policiais militares, 80 GCMs (guardas civis municipais), 15 GCPs (guardas civis patrimoniais) e 4 cães do canil da GCM farão a segurança (por noite) nos dois dias do desfile. Também estarão presentes efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O evento contará ainda, por noite, com 15 funcionários da Defesa Civil e fiscais do programa Diadema Legal. As guardas serão responsáveis pela segurança da avenida, concentração, dispersão e controle nos acessos das arquibancadas.

Em todas as áreas de acesso à avenida, será reservado um espaço para a revista dos foliões feita pela Polícia Militar. Não será permitida a entrada de pessoas portando objetos que possam colocar em risco a segurança dos frequentadores, como armas, garrafas e objetos cortantes.

Conforme acordo com as forças de segurança, os organizadores do Carnaval e a fiscalização da Prefeitura, não será permitida a venda de bebidas destiladas na área do evento e nos bares (também com termo de acordo). Os bares que não têm Licença Especial serão fechados após às 23h.

Fiscalização de barracas - Nos dois dias de desfile de Carnaval um grupo de 15 fiscais da Secretaria de Segurança Alimentar fará monitoramento para certificar se tudo que está sendo comercializado de acordo com as normas da vigilância sanitária.

A fiscalização na Passarela do Samba, no sábado, dia 18 de fevereiro, começará às 9 h e só termina quando a última escola desfilar na avenida. No domingo, dia 19, o trabalho começa às 14h e vai até o término do evento. Para realizar a fiscalização além da Guarda Civil Municipal (GCM), os fiscais contarão com apoio da Polícia Militar.

Durante os desfiles não poderão ser vendidas bebidas em garrafas ou latas e de procedência desconhecida. A única bebida alcoólica permitida será a cerveja, servida em copo descartável.

Para ter acesso às arquibancadas os foliões não poderão portar nenhum objeto que pode se transformar em arma, como garrafas, guardas-chuva, correntes, peças pontiagudas ou cortantes.

Emergência - Na avenida ficarão estrategicamente estacionadas duas ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – uma de suporte avançado (U.T.I. – Unidade de Terapia Intensiva – com um médico, um enfermeiro-padrão e um condutor) e uma de suporte básico (com um técnico de enfermagem e um condutor). Os casos mais graves serão encaminhados para o Pronto Socorro do Hospital Municipal, em Piraporinha, e para o Pronto Socorro Central.

Distribuição de Camisinha - A Campanha de Prevenção das DST/Aids – feita pelo Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites – distribuirá neste ano cerca de 30 mil preservativos durante todo o Carnaval. Junto com o preservativo, 20 Agentes Comunitários de Saúde e 4 profissionais do Centro de Referência entregarão folhetos de prevenção que abordam questões sobre sexo seguro e redução de danos causados pelo álcool e outras drogas. Na ocasião também haverá orientação para a realização, no Centro de Referência, de testes rápidos para detecção do vírus HIV. A distribuição dos panfletos explicativos e dos preservativos será na Avenida Dr. Ulysses Guimarães, no desfile das escolas de samba do sábado, dia 18, e ocorre entre 18h e 23h30.

Carnaval de Rua e Blocos - No dia 20 de fevereiro, segunda, às 15h, ocorre a Matinê de Carnaval das Crianças, na Escola de Samba Estopim da Fiel (Rua São Jorge, 154 – Centro). No evento haverá a apresentação da Banda Furiosa na Folia.

No dia 21 de fevereiro, terça, das 16h às 20h, haverá o Carnaval de Rua Bloco Diadefolia. Dois conjuntos musicais agitam a festa: Banda Furiosa na Folia e grupo Batuque Abayomi.

O Batuque Abayomi (o nome Abayomi sugere encontro feliz ou precioso entre pessoas) conta com cerca de 40 mulheres de várias idades e foi formado em uma oficina de férias, idealizada pela coordenadora pedagógica Ana Paula Guimarães e oferecida pela Secretaria de Cultura, durante o recesso das atividades da Casa da Música. Os ensaios ocorrem na Casa da Música, às terças e quartas-feiras, à noite, sob o comando dos professores Toninho Miranda e Bruno Buias.

Apuração - A apuração dos desfiles das escolas de samba ocorre na terça-feira, dia 21 de fevereiro, a partir das 14h no Clube Municipal Mané Garrincha (Rua Cariris, 195 – Piraporinha).

Serviço

PROGRAMAÇÃO DOS DESFILES DAS ESCOLAS

Horário de entrada das escolas
Dia 18 de Fevereiro Sábado - GRUPO II
21h – 21h30 - ENTREGA DA CHAVE PELO PREFEITO
22h – 22h50 - AXÉ AFOXÉ ODARA
23h05 - 23h55 G.R.C.E.S. UNIDOS DO SANTA CRUZ
00h10 - 01h00 - G.R.C.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DO JARDIM INAMAR
01h15 - 02h05 G.R.C.E.S. FANTASIA E REALIDADE
02h20 - 03h10 G.R.C.E.S. UNIDOS DO SERRARIA

DIA 19 DE FEVEREIRO DOMINGO - GRUPO I Com transmissão da STI TV e Rádio Nova Diadema
21h30 - 22h20- G.R.C.E.S. RAPOSA DO CAMPANÁRIO
22h35 - 23h25 G.E.S. ESTOPIM DA FIEL TORCIDA
23H40 - 00h30 G.R.C. ELDORADO ESTAÇÃO DO SAMBA
00h45 - 01h35 G.R.C.E.S. UNIDOS DA VILA NOGUEIRA
01h50 – 02h40 G.R.C.E.S. UNIDOS DA VILA
02H55 - 03h45 G.R.C.E.S. UNIDOS DA VILA ALICE

Dia 20 de fevereiro – segunda-feira – a partir das 15h
Matinê de Carnaval das Crianças – Apresentação da banda Furiosa na Folia

Escola de Samba Estopim da Fiel
Rua São Jorge, 154 - Centro

Dia 21 de fevereiro – terça-feira – das 16h às 20h
Carnaval de Rua Bloco Diadefolia – com apresentações do Grupo de Percussão feminino Batuque Abayomi e Banda Furiosa na Folia
Praça da Moça - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário